Um músico de Votuporanga foi vítima de hacker e teve suas contas ‘roubadas’ nos perfis do Facebook e Instagram. Ele conseguiu hoje (13) uma liminar naJustiçapara a retomada do acesso.
Segundo o processo, há mais de dez anos o profissional utiliza as redes sociais para a divulgação de seu trabalho e também por interesse pessoal.
Todavia, há mais de um mês não consegue acessar os perfis porque terceiros alteraram sua senha e login. Consta ainda que não consegue recuperar a senha administrativamente, pois os mecanismos de recuperação são enviados diretamente para o e-mail do hacker malicioso.
O juiz deferiu a liminar e fixou prazo de 5 dias para as redes sociais enviarem novas senhas para acesso ao usuário dos serviços. Em caso de desobediência fixou multa de R$500,00 por dia.
CONFIRA TRECHO DA SENTENÇA:
“… teme que as suas postagens familiares, inclusive com crianças, e profissionais possam ser denegridas ou utilizadas para outros fins, além de prejuízo de ordem financeira. Requer liminarmente seja determinado ao requerido que cadastre o seu e-mail e celular e lhe envie códigos e outras informações necessárias em seu correio eletrônico, para que ele possa acessar e recuperar o seu perfil/conta, já que a suas atividades empresariais estão ligadas às redes sociais do requerido e do Instagram…Presentes os requisitos para a concessão da tutela de urgência, notadamente o perigo iminente de dano, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR para determinar ao requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda que adote, no prazo de cinco dias os procedimentos necessários à recuperação da conta do autor no Facebook/Instagram, enviando-lhe ao e-mail e celular (fls. 12), sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) limitada a dez dias e sem prejuízo de nova imposição caso seja necessário…”