Desde a última semana, o Museu Municipal Edward Coruripe Costa faz parte do cadastro nacional dos Museus do Brasil, juntamente com os grandes nomes como “O Histórico Nacional do Rio de Janeiro”, “Língua Portuguesa de São Paulo” e demais museus do país. As informações são dos encarregados do Museu Municipal, Evandro Júnior, e de eventos culturais da Prefeitura, Marinês Manhani de Lima.
Sendo os únicos representantes da região Noroeste Paulista, ambos participaram do dia 22 à 26 de agosto do II Fórum Nacional de Museus, na cidade histórica Ouro Preto (MG). O evento foi promovido pelo Demu (Departamento de Museus) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional).
O cadastro foi concluído durante o Fórum, segundo eles com a inscrição do Museu ficará mais fácil para o município a aquisição de verbas para custear diversos projetos culturais, possibilitando a integração entre outros museus. Votuporanga também foi integrada à Associação Brasileira de Museologia. “Essa é outra importante conquista, pois teremos o acesso a boletins, revistas, cursos que serão de grande valor para nos mantermos atualizados”, diz Júnior.
O Fórum de Museologia contou com a participação de representantes de todos as áreas e estados do Brasil, desde estudantes de Turismo ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que esteve entre as autoridades presentes.
Júnior e Marinês fizeram parte do Grupo de Museus de História, formada com cerca de 170 participantes. Foram discutidos assuntos como funcionalidade, pesquisas e novas iniciativas que valorizem o setor e ainda a criação de redes temáticas que possibilitem o intercâmbio com instituições museológicas do Brasil.
Na programação do evento, constaram inúmeros cursos e palestras com temas atuais e variados, oferecendo assim ferramentas fundamentais para desenvolver uma boa gestão. “Os cursos e palestras foram extremamente didáticos e construtivos possibilitando uma ampla visão espacial do universo dos museus e sua representatividade para as pessoas”, destaca Júnior.
Como explica o profissional de Votuporanga, o foco central do fórum foi levantar quais são as reais necessidades dos museus brasileiros e criar estratégias que possam supri-las. Para ele este ano pode ser considerado o ano nacional dos museus, já que o setor nunca foi tão valorizado e nunca esteve tanto em evidência.