Na tarde desta sexta-feira (17), o Museu de Paleontologia de Fernandópolis recebeu a visita do Professor Dr. Dermeval Aparecido do Carmo, da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Fernandópolis, Dermeval estava de passagem pela cidade e aproveitou a oportunidade para conhecer o acervo, sendo recepcionado pelo Professor Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira e pelo Secretário Municipal de Cultura, Rubens Lopes.
Durante a visita, o professor destacou o papel do museu como ferramenta para despertar vocações em áreas como geologia, paleontologia e biologia, essenciais para compreender mudanças ambientais e a evolução do planeta. “A partir da coleção, é possível inspirar jovens para essas áreas fundamentais, que ajudam a entender o clima, a evolução e o paleoambiente, bases cruciais para enfrentar as mudanças ambientais do planeta”, afirmou Dermeval.
Além disso, Dermeval sugeriu a criação de uma “Associação de Amigos do Museu de Paleontologia de Fernandópolis” para angariar recursos financeiros e garantir a expansão e preservação do espaço. Ele enfatizou que a participação ativa da comunidade é fundamental para o fortalecimento das atividades do museu.
Em parceria com o professor, a Secretaria Municipal de Cultura deu início aos primeiros passos para a formação da associação, que terá como objetivo assegurar o crescimento e a sustentabilidade do museu, um importante patrimônio científico e cultural da cidade.