Na próxima quinta-feira, 19, a Prefeitura de Fernandópolis inaugura, às 17h30, o Museu de Paleontologia. A unidade vai funcionar no antigo prédio da estação ferroviária e surge por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Brasília, Instituto Federal e Fundação Educacional de Fernandópolis.
Serão expostos no local mais de 100 fósseis coletados em várias regiões do Brasil, entre eles o Baurussuquideo. O fóssil de peça inteira possuí 80 milhões de anos e foi encontrado na área rural de Fernandópolis. “O projeto é um sonho antigo de fomento à educação, à nossa história e obviamente ao turismo. Estamos lançando o Museu de Paleontologia, tirando a antiga estação ferroviária das ruínas e projetando que ele possa continuar crescendo para os próximos anos”, comentou o prefeito André Pessuto.
Para o professor, pesquisador e coordenador do Museu, Carlos Eduardo Maia de Oliveira (Cadú), o Museu possui peças raríssimas, sendo um dos poucos do estado de São Paulo. “Estamos apenas começando o projeto, a ideia é que outros elementos possam surgir em breve, como peças de exemplares gigantes no entorno do Museu. Convido a população para que conheça a nossa história e prestigie o espaço”, destacou Cadú.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Fernandópolis também enalteceu a importância desse espaço que surge na região. “O Museu vai muito além da exposição aos visitantes, no local também serão feitos estudos de fósseis, haverá estrutura para recepcionar pesquisadores e muito mais. Já há muitos registros pré-históricos catalogados em nossa região e Fernandópolis consolida seu potencial no tema”, disse Iraci Pinotti.
A entrada no Museu de Paleontologia de Fernandópolis é gratuita. Gradativamente novas peças serão colocadas em exposição.