sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Museu aumenta acervo radiofônico com novas doações

O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, desde a reinauguração no mês de agosto, tem recebido inúmeras visitas e também doações. Recentemente, o empresário Gustavo Rapassi doou uma rádio vitrola da…

O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, desde a reinauguração no mês de agosto, tem recebido inúmeras visitas e também doações. Recentemente, o empresário Gustavo Rapassi doou uma rádio vitrola da marca Telefunken, o consultor Alexandre Boch entregou outro aparelho da marca Philips e José Manoel da Nóbrega doou vários discos de 78 rotações com diversos cantores da música brasileira.

De acordo com o encarregado do setor de museus e patrimônios históricos, Evandro Júnior, a revitalização do museu contribuiu para o crescimento do número de visitas aumentando para 4.632 pessoas. O espaço recebeu melhorias oferecendo aos visitantes maior comodidade. Segundo Júnior, o interesse pela preservação histórica-geográfica-cultural de Votuporanga foi significativo, propiciando a adesão de novos doadores de objetos, peças e livros.

Para ele, essas doações vão dar mais brilho ao Museu. “Os visitantes podem conhecer agora estes antigos aparelhos de som que começaram a ser comercializados a partir da década de 50”, disse.

Outra importante doação foi dos discos de 78 rotações. “Qualquer visitante terá o prazer de ligar nossas vitrolas e colocar a música que quiser recordar. Temos um maravilhoso material fonográfico”, conta.

O Edward Coruripe dispõe de aproximadamente 600 títulos com vários estilos de músicas e de compositores dentre eles: Villa Lobos, Grandes Compositores da Música Universal como: Mozart, J.S. Back, Hendel, Tchaikovisky, Stravinsky, Listz, J. Strauss, Chopin, Donizet, Grieg. E também títulos nacionais como: Elis Regina, João Gilberto, Chico Buarque de Hollanda, Milton Nascimento, Caetano Veloso e muitos outros. “É uma viagem no tempo. A musica é algo efêmero e conhecer estes importantes compositores é entender um pouco mais sobre a história da música universal”, disse Evandro.

Notícias relacionadas