O Museu Água Vermelha de Ouroeste participou entre os dias 21 e 22 de setembro de 2007 da programação promovida pelo DEMU/IPHAN, “Primavera dos Museus”, (meio ambiente: museus, memória e vida).
O evento foi coordenado pela professora Beatriz Vargas com o apoio da Diretoria de Educação e Cultura e Diretora do Museu Ana Emilia Fernandes Iquegami.
A programação deu a oportunidade de discutir um tema bem atual, aquecimento global, que contou com o apoio da Fundação Educacional de Fernandópolis, da Escola Cepro, da Escola Municipal José de Souza Cabral, da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho.
No dia 22 de setembro os alunos da escola Sansara do 2° ano ensino médio Rodrigo Santos Oliveira e Tamires Cândido Caberlim, que brilhantemente apresentaram uma maquete que comunicou quais os fatores que interferem no aquecimento global, facilitando o entendimento deste tema.
A programação propôs ainda, através de palestra pelos alunos Vitor Misugi, Henrique Bortolaia, Diego Alves e Cleididjane Rezende (orientados pela professora Malu) da Escola CEPRO, a refletir o tema, aquecimento global, mostrando aos participantes o que irá ocorrer se nós não dispusermos a sacrificar alguns hábitos que causam prejuízos à natureza, conseqüência que trará muito sofrimento à humanidade através de calamidades ao planeta.
A exposição de fotografias de impacto, mas, de muita sensibilidade do fotografo Fabiano Pio, facilitou o entendimento das causas do aquecimento e conseqüências do aquecimento global, que apresentou ao publico o vendaval do trágico ocorrido na cidade de Arabá.
A programação contou ainda com a apresentação do herbário organizado pelos alunos do 2° ano do ensino médio da Escola CEPRO, orientado pela bióloga, a profa. Malu.
O herbário orientou que se soubermos administrar os recursos naturais do planeta terra, viveremos em harmonia sem interferir nas quatro estações do ano, e que esse é o mundo ideal para a humanidade que futuramente esta condenada por não administrar sabiamente a natureza.
No dia 23 de setembro, o evento ofereceu a oportunidade de aprender, refletir e a conhecer de maneira mais acadêmica o que é aquecimento global, contado com a presença do palestrante Dr. Paulo Henrique de Souza, professor da Fundação de Fernandópolis.
O palestrante iniciou seus trabalhos com recursos áudio-visual e através de imagens chocante, o que causa o aquecimento global como fome, miséria, guerras, distúrbio de personalidade de clara mudança nas estações do ano, ele fez refletir sobre o tema.
Uma frase muito celebre que ele citou foi a do chefe indígena americano Seatle (1854) que diz: O que ocorrer com a Terra recairá sobre os filhos da Terra.
Para a coordenadora do evento, estamos vivendo como se estivesse longe este período.
Durante a palestra foi aberto espaço pra perguntas, o que contribuiu muito para o entendimento, uma vez que estavam presentes alunos dos cursos de geografia, engenharia do meio ambiente, entre outros.
A programação levou também os participantes à visita acadêmica ao Sito Arqueológico, com o tema: Geologia aos Arredores dos Sítios, acompanhado do coordenador do curso de geografia da FEF, o professor José Basílio, uma vez que os visitantes tiveram a oportunidade de elaborar perguntas esclarecer todas as dúvidas do fenômeno da conservação da ossada de mais de mil anos, os tipos de rochas nas imediações e excursionar aos redores do Sitio, além de conhecer as diferenças de solo da região.
A diretora Ana Emilia Fernandes Iquegami, representada pela coordenadora professora Beatriz Vargas agradece aos colaboradores desse evento, especialmente a Professora Ariana, aos funcionários Selma e Dionísio, ao fotógrafo Fabiano Pio, ao jornalista Cezar, a professora “Tuca”, a Diretora Elizabeth Nubiato, que não mediram esforços para participar desse acontecimento cultural, de grande importância para o município de Ouroeste, já que estávamos sendo divulgado atravéz do Sistema Nacional de Museus órgão da nação Brasileira.