


Quem passa pela sede do 13º Grupamento de Bombeiros de São José do Rio Preto ganha um novo motivo para observar a fachada do quartel. Uma pintura de cerca de 12 metros de altura, ocupando a extensão equivalente a quatro andares, foi concluída na parede do prédio para homenagear os profissionais da corporação. Batizada de “Herói do Fogo”, a obra retrata um bombeiro caracterizado com os equipamentos de combate a incêndios, tendo a bandeira do estado de São Paulo ao fundo.

A arte foi assinada pelo muralista Mateus do Carmo, natural de Ribeirão Preto, que executou o trabalho de forma voluntária ao longo de seis dias sob o sol forte do noroeste paulista. O artista utilizou como modelo real um dos integrantes da própria unidade, o cabo Rogério. Para alcançar os pontos mais altos e garantir a proporção correta do desenho em grande escala, o pintor contou com o auxílio logístico da própria corporação, que disponibilizou um caminhão com escada giratória de grande extensão.
Especializado em realismo de grandes proporções, o muralista possui uma trajetória marcada por intervenções artísticas em sedes das forças de segurança pública, somando mais de 60 trabalhos realizados em batalhões e delegacias pelo estado. O convite para produzir o painel em Rio Preto surgiu após a repercussão de um trabalho semelhante feito por ele na sede dos bombeiros de Araçatuba. Além da homenagem aos profissionais locais, a obra passa a compor o acervo visual da unidade e a rotina visual de quem trafega pela região.









