domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Municípios se reúnem para discutir Saúde e Meio Ambiente

Os municípios que compõem a microrregião de Fernandópolis se reuniram na manhã dessa quinta-feira, 5, para tratar de assuntos relacionados à Saúde e Meio Ambiente. A reunião aconteceu na Sala…

Os municípios que compõem a microrregião de Fernandópolis se reuniram na manhã dessa quinta-feira, 5, para tratar de assuntos relacionados à Saúde e Meio Ambiente. A reunião aconteceu na Sala de Imprensa da Prefeitura de Fernandópolis.

A reunião da Saúde teve por objetivo discutir sobre o SAMU 192, implantado em Fernandópolis e Ouroeste na última terça-feira. O objetivo é fazer um consórcio entre os municípios, oferecendo o atendimento de urgência, sem que os demais municípios onerem os cofres públicos.

Na ocasião, o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, destacou a importância do SAMU no salvamento imediato de vidas. “O SAMU é muito importante para o salvamente imediato das vidas. Se a pessoa sofre um acidente de trânsito, por exemplo, o SAMU tem toda aparelhagem e medicamentos para salvar a vida e não deixar sequelas. Então os municípios que não possui esse serviço, com certeza será cobrado pelos próprios munícipes”, explicou o prefeito Vilar.

A secretária da Saúde, Patrícia Moita, complementou dizendo que estatísticas comprovam que os municípios que possuem o SAMU, têm redução no número de óbitos, menos sequelas em acidentes, menor tempo de internação, entre outros pontos favoráveis.

Dados técnicos sobre o SAMU foram apresentados pelo apoiador do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems), o médico e advogado, Adelson Mariano de Brito.

A partir de segunda-feira, 9, a secretária da Saúde estará à disposição dos municípios para mais informações sobre o SAMU.

Participaram a reunião, prefeito e representantes de diversos municípios, o advogado Sérgio Guimarães e a coordenadora geral do SAMU, Rosimeire Hernandes.

Meio Ambiente

A reunião do Meio Ambiente, realizada com a equipe do Centro de Ecoeficiência em Resíduos (CER), foi para apresentar detalhes sobre o projeto socioambiental implantado em Fernandópolis, que solucionou diversos problemas do meio ambiente, e tentar implantar nos demais municípios.

Esta foi a segunda reunião realizada, a primeira ocorreu no dia 16 de abril, onde a empresária do Grupo Ecoservice, uma das empresas responsáveis pelo CER, Juliana Junqueira, deu detalhes do projeto socioambiental.

O trabalho vai desde o tratamento e reinserção dos resíduos sólidos na cadeia produtiva, até a criação de um centro de oficinas e palestras educativas para estudantes e universitários. O objetivo é fazer um consorcio entre os 13 municípios, semelhante ao que já existe na Saúde, para ratear custos.

No final da reunião, ficou decidido que a Ecoservice visitará cada município para apresentar o projeto completo.

Participaram da reunião, o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, a diretora da Ecopav, Neide Nogueira, a engenheira civil da Ecoservice, Christiane Pereira, além dos prefeitos e representantes dos municípios que compõem a microrregião.

Notícias relacionadas