segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Municípios definem processo de regionalização do Turismo

Em reunião realizada em Votuporanga, nesta segunda-feira (27/04), no auditório “Flávio Beloni” da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, municípios da região definiram, em adesão formal, a regionalização do turismo….

Em reunião realizada em Votuporanga, nesta segunda-feira (27/04), no auditório “Flávio Beloni” da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, municípios da região definiram, em adesão formal, a regionalização do turismo. Ficou estabelecido que os prefeitos deverão assinar um comprometimento na busca da fomentação do turismo regional.

Foram abordadas formas de institucionalização da Instância de Governança Regional. A chefe de setor de Turismo da Secretaria, Karina de Moraes explica que a próxima providência a ser tomada será a sensibilização e a mobilização dos municípios para que trabalhem reuniões, debates periódicos, visando o assessoramento do processo de desenvolvimento do turismo regional.

Participaram da reunião os municípios de Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Oroeste, Paulo de Faria, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga e a diretora regional de Turismo Heloisa Abudi.

O grupo deixou marcada a próxima reunião para o dia 14 de maio, na cidade de Fernandópolis. Karina conta que serão discutidos os procedimentos de implementação de uma Instância de Governança capaz de mobilizar entidades e pessoas vinculadas diretamente e indiretamente com o turismo, definindo os objetivos da instância, e elaborando o regimento interno.

“A reunião buscará apoio de voluntários que contribuam para a formação e esclarecimento dos participantes sobre os procedimentos técnicos que envolvam o Programa de Regionalização do Turismo estabelecendo uma secretaria executiva”, conta.

A chefe de setor diz que “a reunião foi importante, pois é o início de um processo de desenvolvimento do turismo no município e na região. O debate foi relevante para definir as metas e ações dos trabalhos voltados para a regionalização do turismo no noroeste paulista. Além disso, este encontro fortaleceu a parceria da região com o Governo do Estado através da importante presença da Diretora Regional de Turismo Heloisa Abudi, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo”.

Instância de Governança
De acordo com Karina de Moraes, a Instância de Governança trata-se de uma nova linguagem e ferramenta que possibilita e cria capacidade dos governos de administrar, tendo maiores condições de atender as demandas da sociedade. A Instância promoverá ações para desenvolver as potencialidades do turismo por meio de Associações, Conselhos, Comitês e Fóruns para dar alinhamento aos trabalhos, visando sempre à regionalização. “Assim os governos do Estado e Federal podem controlar e contribuir de maneira mais efetiva no turismo da região”, diz Karina.

Notícias relacionadas