quarta, 5 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Municípios de Minas gerais estão em estado de alerta

Setenta e uma cidades de Minas Gerais, próximas da divisa com São Paulo, estão em estado de alerta desde o último dia 16 devido à possibilidade de um surto de…

Setenta e uma cidades de Minas Gerais, próximas da divisa com São Paulo, estão em estado de alerta desde o último dia 16 devido à possibilidade de um surto de encefalite viral.

Seis casos da encefalite conhecida por Saint Louis foram confirmados em municípios paulistas. O Ministério da Saúde diz que, na maioria dos casos, quem sofre de encefalite não apresenta sintoma nenhum. Algumas pessoas podem ter febre, cefaléia, náuseas e sonolência. Em idosos, a doença pode causar seqüelas neurológicas como paralisia, perda de memória e perda de coordenação motora. E, em crianças, ele costuma provocar convulsões.

A doença é causada pelo vírus Saint Louis e transmitida por mosquitos do gênero Culex,que tem alta infestação em praticamente todas as cidades mineiras e pode ser encontrado em grande quantidade em São Paulo. Segundo os médicos, a encefalite não pode ser transmitida entre pessoas.

Por causa do risco de aumento da infestação de insetos, a equipe de combate a dengue em Fernandópolis vai trabalhar entre os dias 30 deste mês e 2 de novembro nos dois cemitérios da cidade.

A Operação Finados terá distribuição saquinhos de areia grossa para a substituição da areia dos vasos e pratos de plantas. A medida visa dificultar a procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Notícias relacionadas