Quatro municípios da região estão entre os dez mais eficientes na aplicação dos recursos destinados à educação em todo o Estado.
Mirassol, Votuporanga, Orindiúva e Jales têm índice zero de desperdício do dinheiro usado no ensino público municipal, segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O Estudo sobre Eficiência dos Gastos com Educação é inédito e avaliou os municípios pelo desempenho do ano passado.
Para chegar ao índice os pesquisadores cruzaram as notas dos estudantes em provas oficias, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com os recursos investidos em educação no mesmo ano.
Segundo Paulo Avarte, um dos coordenadores do Estado, os mais eficientes são os que apresentam melhores resultados, em notas, e que receberam menos recursos. Além dos municípios com desperdício zero, a região da diretoria de educação de Rio Preto, com 94 municípios, ficou em quarto lugar em eficiência. O desperdício é apenas de 20,5%.
Em Mirassol, o aproveitamento total dos recursos faz parte do planejamento da Departamento de Educação. A organização dos recursos é colocado no papel detalhadamente. Com os índices do Ideb focamos nas dificuldades reveladas e trabalhamos para melhorá-las, segundo a diretora do departamento, Gisele Imbernon.
O município, que teve nota 5,8 no último Ideb, administra cerca de R$ 25 milhões em recursos. Trabalhamos com repasse do Fundeb, cota do salário educação e os 25% do orçamento geral, afirma Gisele. Mirassol tem sete escolas municipais, com 4.500 alunos ao todo.