sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Município faz campanha contra automedicação

O uso inadequado e sem orientação de qualquer medicamento pode causar graves riscos à saúde. Por isso, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Saúde, realizará no…

O uso inadequado e sem orientação de qualquer medicamento pode causar graves riscos à saúde.

Por isso, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Saúde, realizará no próximo sábado, dia 16, às 8h, em parceria com o Tiro de Guerra, da cidade de Votuporanga, o 3º Arrastão de Medicamentos.

Com anúncios em carro de som e na emissora da rádio local, o Departamento Municipal pretende conscientizar a população para os riscos de tomar remédios sem orientação médica.

De acordo com a coordenadora do arrastão, a farmacêutica Cintia Belei, durante a iniciativa as equipes do Centro de Saúde e do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) visitarão casa por casa.

“Estaremos recolhendo a domicílio todo tipo de medicamento, desde que não esteja vencido. A finalidade é redirecionar estes medicamentos a quem precisa e, principalmente, evitar a automedicação”, destacou.

Ainda segundo a farmacêutica, é muito perigoso à saúde tomar medicamentos em excesso, sem indicação médica. “Esta prática, sem orientação de um profissional habilitado, poderá trazer prejuízos ao paciente, pois o medicamento poderá não gerar o efeito desejado, ou ainda, poderá causar intoxicação, piorando seu estado de saúde ou até levar morte”, complementou.

Na ocasião, a população será orientada a entregar os remédios que não são mais utilizados e ficam acumulados nas residências. Caso estejam em bom estado e dentro do prazo de validade serão disponibilizados à população, de acordo com prescrição e receita médica. Caso estejam vencidos, serão descartados da maneira correta.

Perigo com a automedicação

Segundo explicações de Cintia Belei, o problema da “farmácia caseira” é a facilidade do paciente de automedicar-se, sem a orientação de um profissional de saúde. “Os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos. Por exemplo, um medicamento indicado para uma pessoa, pode não ser o mais adequado a outra”, finalizou.

Notícias relacionadas