Pereira Barreto (SP) confirmou na sexta-feira (24) mais duas mortes por leishmaniose visceral. Neste ano, a cidade já registrou quatro casos da doença em humanos e três mortes.
A Secretaria de Saúde não divulgou as identidades das vitimas, mas informou que as mortes aconteceram nos dias 7 e 17 de junho. Os moradores viviam nos bairros Apolinário Pires e Lapinha.
A primeira morte do ano foi confirmada no dia 30 de maio. O paciente era um homem, de 59 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilha Solteira (SP).
A prefeitura informou que já fez um bloqueio em toda a cidade e que está se programando para realizar um mutirão de combate à dengue e à leishmaniose nos próximos dias.
Para evitar casos de leishmaniose é necessário que os moradores mantenham os quintais limpos e livres de acúmulo de matéria orgânica e madeiras.
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causada pelo mosquito-palha. A transmissão ocorre quando fêmeas do mosquito picam animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário.
Sintomas da leishmaniose em humanos
Febre;
Perda de peso substancial;
Inchaço do baço e do fígado;
Anemia.
A doença pode ser fatal se não for tratada em 90% dos casos.
Sintomas da leishmaniose em cães
Emagrecimento;
Vômitos;
Fraqueza;
Queda de pelos;
Crescimento das unhas;
Feridas no focinho, orelhas e patas.