Gosta de um abraço? Se você é mulher, tem mais um motivo para curtir esse momento. Pesquisadores da Universidade de Ruhr (Alemanha) concluíram que mulheres que abraçam os seus parceiros românticos diminuem os seus níveis de estresse. O mesmo efeito, entretanto, não é alcançado pelos homens, mostraram os resultados.
De acordo com os cientistas, abraçar o seu companheiro (ou companheira) antes de um evento social estressante – como uma prova, uma entrevista de emprego ou uma apresentação no trabalho – faz com a mulher diminua no organismo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Na experiência comandada pela biopsicóloga Gesa Berretz, 76 pessoas em relacionamento romântico foram submetidas a uma situação de estresse. Antes do teste, metade dos casais se abraçou, enquanto a outra não teve esse contato físico. As mulheres abraçadas apresentaram menor concentração de cortisol na saliva.
Os cientistas esclareceram que o abraço não teve efeito sobre outros indicadores do nível de estresse, como pressão sanguínea e estado emocional.
Os pesquisadores farão mais testes para descobrir se o benefício do abraço para as mulheres também pode ser obtido quando o carinho é feito por um amigo ou amiga. Além disso, os cientistas querem averiguar se a redução de contato físico durante a pandemia de Covid-19 fez disparar o estresse e a depressão em pessoas em lockdown. Eles acreditam que o abraço possa ser um “remédio” para estresse decorrente de isolamentos.