sexta, 27 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mulher se engasga com paçoca e é internada após desafio em quermesse

Uma mulher de 38 anos participou de um desafio de comer paçoca e precisou ser internada após se engasgar, em Mongaguá (SP), no último sábado (14). Esse tipo de acidente é mais comum do que parece, segundo o jornal ‘O Globo’, cerca de 3 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de obstrução das vias respiratórias.

Engasgar pode ser fatal quando pequenos alimentos como paçoca, pipoca, uva, tomate-cereja e amendoins bloqueiam a traqueia. O organismo reage com tosse intensa para tentar expelir o corpo estranho, mas se o objeto não for eliminado, pode ocorrer asfixia, perda de consciência e até parada cardiorrespiratória.

O Ministério da Saúde recomenda a manobra de Heimlich para adultos e crianças maiores de 1 ano: envolva a vítima por trás, coloque as mãos no abdômen e aplique compressões rápidas em formato de “J”, empurrando para dentro e para cima, até desobstruir a via respiratória. Para bebês, o procedimento envolve cinco tapinhas entre as escápulas e cinco compressões torácicas com os dedos na região abaixo dos mamilos.

Caso a manobra não seja eficaz e a vítima continue com dificuldade respiratória, a orientação é chamar o SAMU (192) ou o serviço de emergência imediatamente. A prevenção é simples: mastigar devagar, evitar correr ou falar ao comer e supervisionar crianças pequenas, medidas que podem salvar vidas em momentos de engasgo.

Notícias relacionadas