Em Birmingham, na Inglaterra, um golpe envolvendo identidade falsa resultou na extorsão de R$ 685 mil de uma mulher que acreditava estar ajudando um “homem atraente” com câncer. Conforme a reportagem da Error Not Found, do jornal Extra, a vítima chegou a perder todo o dinheiro da conta bancária antes de descobrir a fraude. A golpista, identificada como Sumaiya Khurram, de 33 anos, é amiga há vinte anos da mulher lesada e foi condenada a 3 anos e 9 meses de prisão na semana passada.
Sumaiya enviava fotos de um suposto homem, chamado Etesham Khan, para convencer a vítima a financiar um falso tratamento de câncer. Além disso, ela mantinha conversas picantes no WhatsApp, fingindo estar apaixonada. Durante todo o período, a golpista se apresentava como confidente da amiga, incentivando o “relacionamento” e prometendo um encontro e casamento futuros.
As autoridades afirmaram que a vítima tinha deficiências físicas e pouca experiência em relacionamentos, o que a tornou mais suscetível ao golpe. O juiz Peter Cooke classificou o caso como “um dos mais desprezíveis desse tipo que já vi”, e o promotor Andrew Wallace enfatizou que a vítima confiava na ré por acreditar se tratar de uma pessoa próxima.