Uma moradora de Mirassol foi flagrada traficando macacos na noite desta quarta-feira (7), na região de Rio Preto. Com esse novo flagrante, essa é a sétima vez que a mulher é autuada cometendo o mesmo crime.
De acordo com a polícia Ambiental, os animais são capturados em matas próximas às cidades e, posteriormente, vendidos. Desta vez, a mulher foi pega em um carro no trevo de acesso a BR-153, na Washington Luís, com quatro filhotes de macacos.
A mulher disse para a polícia que estava a caminho de São Paulo, porém não quis informar onde teria capturado os animais. Os macacos que têm de um a dois meses foram encaminhados para hospital veterinário em Rio Preto, onde passaram por
cuidados.
Segundo informações da Polícia Ambiental, a mulher não estava sozinha no veículo. Junto com ela tinha outro rapaz. Os dois foram multados e cada um vai ter que pagar R$ 14 mil por conta delito. A multa foi aplicada devido aos maus-tratos e transporte dos animais.
De acordo com a polícia, os macacos viajariam por 6 horas, dentro de uma caixa sem água e alimento, para serem vendidos na capital. Os quatro filhotes são da espécie macaco-prego. A mulher está sendo investigada, por ser suspeita de integrar uma quadrilha de comércio ilegal de animais silvestres.
Não é a primeira vez que a moradora é flagrada cometendo o mesmo crime. Em
2017, ela foi pega seis vezes portando animais silvestres, sem autorização.
De acordo com a Polícia Ambiental, em momentos anteriores, a mulher já foi abordada na mesma situação duas vezes em um dia. Agora, ela vai responder pelo crime por todas as vezes
que o cometeu.
De acordo com informações da Polícia Ambiental, estima-se que cada animal retirado da natureza, outros nove morrem nas mãos de traficantes, devido principalmente a maus-tratos ocorridos na captura ou no transporte em condições inadequadas.