domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mulher descobre estar ‘morta’ desde 2022 ao buscar atendimento médico

Uma moradora de Blumenau (SC) descobriu que estava morta desde 2022 após ir ao hospital. A mulher, de 36 anos, não conseguiu realizar um exame no centro de atendimento a…

Uma moradora de Blumenau (SC) descobriu que estava morta desde 2022 após ir ao hospital. A mulher, de 36 anos, não conseguiu realizar um exame no centro de atendimento a pacientes com suspeita de dengue porque o sistema indicou que ela já havia falecido. Com informações do NSC Total.

Segundo o advogado Telemaco Marrace, a mulher procurou ajuda no centro de atendimento instalado pela prefeitura na Furb após sentir-se mal no último domingo (14). Durante o atendimento, a equipe não conseguiu solicitar o exame no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), uma ferramenta virtual do Ministério da Saúde que organiza solicitações médicas, porque o Cartão Nacional de Saúde da paciente indicava que ela havia morrido em novembro de 2022.

Além disso, o sistema apresentou outras informações incorretas: o nome do pai da paciente foi substituído por “morto pelo PT”. Na etnia, constava que ela era indígena, e seu endereço de e-mail foi registrado como “bolsonaroeuteamo@odeioopt.com”. No endereço residencial, a rua tinha o nome de “Eu amo Bolsonaro”.

De acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), as alterações no cadastro foram feitas em Pernambuco e Minas Gerais, locais que a mulher nunca esteve, segundo o seu advogado. O Ministério Público informou que investigará o episódio. A paciente também registrou um boletim de ocorrência na terça-feira (16).

Notícias relacionadas