Se tudo estiver certo com a documentação de dona Jesuína dos Santos Cardoso, ela esteve viva desde que existem os Jogos Olímpicos.
Daqui a 51 dias, sobreviveria à 31ª edição do evento, no Rio de Janeiro. Se tudo estiver certo com a documentação de dona Jesuína, ela nasceu no governo Prudente de Morais, o primeiro presidente civil da República, e o primeiro que chegou ao poder com eleições diretas. É claro que o INSS desconfiou da documentação de dona Jesuína. Uma pessoa de 120, nascida em fevereiro de 1896, não poderia estar viva até hoje… Mas dona Jesuína está viva, e teve que percorrer 200 quilômetros para provar isso e não perder sua aposentadoria.
Ela mora em Rio Branco do Ivaí, no Paraná, e o posto do INSS mais próximo é em Apucarana, a 200 quilômetros. “Tivemos que viajar com ela até lá”, disse a neta de Jesuína, Dalíria Franco, de 53 anos, à Gazeta do Povo. Quando ela chegou no posto, não precisou nem sair do carro. Renovaram a aposentadoria e incentivaram a família a buscar o título de pessoa mais velha do mundo no Guinness Book. Um vereador amigo da família já estaria cuidando dos trâmites.
Dona Jesuína tem, hoje, 36 netos, 63 bisnetos e 44 tataranetos. Dos 15 filhos que teve, apenas 3 estão vivos.