sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mulher com suspeita de gripe suína recebe alta após 24h internada no Hospital de Base

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou ontem o primeiro caso suspeito de gripe suína no município. A paciente, uma mulher de 46 anos, passou seis dias na Costa…

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou ontem o primeiro caso suspeito de gripe suína no município. A paciente, uma mulher de 46 anos, passou seis dias na Costa Rica e voltou para a cidade no dia 25 de abril. Esta é a primeira ocorrência na região e uma das dez suspeitas até agora no Estado. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Dias Barcelos, a mulher procurou um médico particular em Rio Preto dois dias depois que voltou da viagem porque apresentava os sintomas da doença. Ela ficou internada por 24 horas, no dia 1º, no Hospital de Base, e liberada. Embora tenha vindo de uma região que, até então, não havia registrado casos da doença, a paciente foi monitorada pela Vigilância Epidemiológica durante seis dias por medida de prevenção. “Pedimos que ela não saísse de casa, que usasse máscara e não compartilhasse objetos pessoais”, diz Michela.

A enfermeira conta que, na noite de domingo, dia 3/5, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença na Costa Rica. Por isso, o estado da paciente passou a ser considerado como suspeito de gripe suína. “No momento ela não apresenta mais nenhum sintoma da doença. De qualquer maneira, deverá continuar com os mesmos cuidados por mais 72 horas, quando se completarão os 10 dias de acompanhamento”, explica. Com a confirmação da suspeita, a Vigilância Epidemiológica do município colheu secreção do nariz e da faringe e sangue da paciente no domingo à noite. O material foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A enfermeira informou que um novo exame de sangue deve ser feito no prazo de 20 dias. “O resultado do exame da secreção ainda não tem previsão para ficar pronto. Depois, o primeiro exame de sangue será comparado com o segundo”, explica.

O Ministério da Saúde acompanha 25 casos suspeitos de Influenza A no país, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além desses, 36 casos estão sendo monitorados em 19 Estados. De acordo com o Ministério, são supeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos e que apresentem os sintomas da gripe suína ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizava, até o início da noite de ontem, 1.085 casos confirmados da gripe suína no mundo. O México confirmou 590 casos da doença e 25 mortes. Já os Estados Unidos registraram 286 casos da doença e uma morte.

Notícias relacionadas