

Uma mulher foi presa em flagrante na quinta-feira (10) após agredir verbalmente a estudante Alicia Nascimento com ofensas racistas em Aracaju (SE). O caso, registrado em vídeo por celular, ocorreu dentro de um coletivo da linha 007 (Fernando Collor/Atalaia) e mobilizou a Guarda Municipal, que prendeu a agressora.


Segundo o relato de Alicia ao F5 News, a situação começou quando ela comentou com uma amiga sobre pessoas entrando no ônibus pela janela. Testemunhas que presenciaram a cena alertaram a Guarda Municipal, que interceptou o veículo.
“Ela me chamou de ‘macaca, macaca feia’ do nada. O marido dela disse que era para eu subir no ônibus para ele me bater, e um amigo zombou do meu cabelo, dizendo que parecia ‘cabelo de urubu’”, contou a jovem, visivelmente abalada.
Alicia destacou que a agressora repetiu as ofensas racistas diante dos agentes. “Ela disse na frente de todos: ‘Mas isso é verdade, ela é macaca’. Foi quando a prenderam”, afirmou. A mulher foi levada à delegacia e o caso está sendo tratado como injúria racial, crime com pena equiparada ao racismo desde 2023.
