Uma mulher de 46 anos prestou depoimento à Polícia Civil de São Paulo nessa quarta-feira (28/2) após ter sido flagrada abandonando uma gata na região do Sumaré, na oeste da capital paulista. Ela pode ser presa por abandono de animais.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o flagrante do abandono, cometido no dia 22 de fevereiro. Lucilene dos Santos aparece estacionando o carro na rua, com a janela aberta. Em seguida, ele pega a gata e a arremessa com força na calçada.
Após comparecer na Delegacia do Meio Ambiente, a mulher disse, em entrevista à TV Record, que “não estava com a cabeça boa” e que se arrependeu. “Voltei lá, [por] vários dias seguidos, para procurar [a gata]”, disse Lucilene.
A mulher acrescentou que levou a gata para uma ONG, mas que a instituição havia mudado de lugar. “Eu me senti pressionada, precisava chegar ao trabalho no horário, não podia atrasar, e fiz essa besteira”, afirmou.
Segundo o delegado João Blazi, responsável pelo caso, a mulher alegou que os filhos tinham problemas com asma e alergia. No entanto, de acordo com o delegado, a história “não bate”, pois ela tem a gata há cinco anos. “Como que essa situação perdurou?”, disse Blazi, à TV Record.
O delegado afirmou que, mesmo com a suposta condição dos filhos, “nada justifica a forma como ela fez”. “[Ela] jogou com certa força, deixou [a gata] com guia, foi uma coisa bem impactante”, afirmou Blazi.
O Metrópoles questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre a ocorrência, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para atualizações.