domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mudança em sistema de pagamentos atrasa salário de estagiários

Uma mudança no sistema de pagamentos do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) provocou um atraso no repasse da Bolsa-Auxílio aos estagiários de São Paulo neste mês de outubro….

Uma mudança no sistema de pagamentos do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) provocou um atraso no repasse da Bolsa-Auxílio aos estagiários de São Paulo neste mês de outubro.

A demora no depósito dos valores referentes aos dias trabalhados no mês de setembro provocou uma série de transtornos na vida dos estudantes paulistas, que recorreram às redes sociais para tentar obter uma resposta para o problema.

Outra saída encontrada pelos estudantes foi buscar atendimento via plataforma de reclamação de serviços.

“Eu já não tenho mais dinheiro para ir ao estágio, minhas contas atrasaram, pagarei juros dos cartões, e muitos outros estagiários estão passando pelo mesmo”, relatou uma estudante no Reclame Aqui. “O CIEE do ABC não atende, nem responde os nossos e-mails”.

A dificuldade da usuária em se comunicar com o CIEE também foi enfrentada por outros estagiários. R.M., jovem de 24 anos que prefere não ser identificada, conta que tentou falar com o CIEE de diversas formas para descobrir o que estava acontecendo, mas sem sucesso. “A sorte é que tem minha mãe para pagar o transporte [para o trabalho] porque, se não, nem isso teria”, disse a moça, que está sem conseguir pagar as contas por causa do atraso do salário.

De acordo com o Centro de Integração Empresa – Escola, a mudança no sistema de pagamentos se deve a uma transformação digital pela qual a entidade está passando, visando melhorar o atendimento oferecido aos estudantes. Em nota, o CIEE lamenta pelos transtornos causados e afirma que está tomando as providências necessárias para que os pagamentos sejam realizados ainda nesta segunda-feira (18).

“Não é porque trata-se das finanças de estagiários que deve-se ignorar o fato de que todos nós temos responsabilidades financeiras e a bolsa é a ajuda que temos para arcar com as mesmas”, escreveu um usuário no Reclame Aqui, nesta sexta-feira (15). A mesma pessoa disse que em seu portal do aluno consta que o pagamento já foi efetuado, mas o valor ainda não está disponível em sua conta bancária.

Na quinta-feira (14), o CIEE efetuou um depósito na conta bancária de R.M., mas o valor repassado foi apenas metade do estabelecido em contrato. O mesmo tem sido relatado por outros estudantes nas redes sociais.

Como funciona o sistema de pagamento centralizado?
Ao contratar os estagiários pelo Centro de Integração Empresa – Escola, as instituições podem optar pelo modelo de pagamento centralizado, no qual depositam o valor para o CIEE e este faz o repasse da Bolsa-Auxílio para os estudantes.

Neste caso, as empresas contratantes ficam responsáveis por monitorar a frequência dos estagiários e informar no portal do CIEE quanto cada um deve receber, depois, depositar o valor da bolsa-auxílio na conta-corrente da entidade. Isso pode ser realizado por transferência bancária (de uma conta para a outra), ordem bancária (quando uma das partes não possui conta no banco) ou depósito em caixa eletrônico.

Devido às diferentes possibilidades, os prazos de compensação, ou seja, para o dinheiro “cair” na conta do CIEE podem variar em até três dias. Assim que o crédito for identificado na conta-corrente da entidade, essa tem até 48h para realizar o repasse do valor para o estagiário.

Segundo o site oficial do CIEE, em situações normais, os seguintes fatores podem causar transtorno no repasse da bolsa-auxílio:

Cadastro inativo no CIEE;
Contrato de estágio cancelado;
Conta corrente inativa;
Falta de fornecimento dos dados bancários por parte do estudante;
Fornecimento de dados de uma conta bancária com outra titularidade, ou seja, no nome de terceiros;

O que fazer quanto ao atraso?
De acordo com o CIEE, questões relacionados ao problema do atraso no pagamento devem ser encaminhadas ao endereço de e-mail pagamentodebolsa@ciee.ong.br.

Notícias relacionadas