No próximo dia 10 de fevereiro, terça feira, das 9h00 às 17h00, no CIC Centro Integrado de Cultura de Santa Fé do Sul, localizado na Rua Sete nº 995 no centro da cidade, acontecerá uma reunião pública para debater com os usuários dos recursos hídricos do Reservatório Hidrelétrico de Ilha Solteira o nível das águas, suas condições técnicas e os impactos econômicos e socioambientais para a região.
A reunião está sendo promovida pela Procuradoria da República – Justiça Federal de Jales e tem como objetivo instruir a Ação contra o NOS – Operador Nacional do Sistema Elétrico e a CESP, que está tramitando na Justiça Federal de Jales, relativa ao nível das águas do reservatório e seus múltiplos usos.
Na semana passada o reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira já operava abaixo da cota 319, quando por lei, deveria estar operando na cota 323.
Os prejuízos causados pela crise hídrica deveriam ser divididos, e que o múltiplo uso, garantido pela Política Nacional de Recursos Hídricos, que não está sendo respeitado, e que em detrimento dos demais usos a priorização para a geração de energia elétrica, está acumulando enormes prejuízos a demais setores usuários da água e que milhares de empregos e a economia regional estão em risco em função dessa opção. É o que manifesta os produtores de peixes instalados em toda extensão do reservatório que motivou a ação na Justiça em 2014.
Diversos segmentos organizados resolveram no ano passado bloquear a ponte rodoferroviária com o objetivo de chamar ao diálogo os atores responsáveis pelo setor para se estabelecer um ponto de equilíbrio na situação.
Na reunião da próxima semana o Procurador da República do Ministério Público Federal em Jales, José Rubens Plates deverá receber várias informações e colher dados para compor a Ação Civil que tramita na Justiça Federal de Jales.
InformaMais