Apuração 1
O Ministério Público Federal (MPF) investiga o Governo de São Paulo para apurar se há abuso na parceria com empresas de telefonia para monitoramento de moradores durante isolamento. O monitoramento ainda continua, segundo dados do governo paulista, para saber o nível de isolamento nas maiores cidades do Estado, uma das formas para conter o avanço da Covid-19.
Apuração 2
A procuradora Lisiane Cristina Braecher comanda o inquérito. Pela atribuição do MPF, a procuradora apura “eventual violação de direitos e garantias individuais previsto no artigo 5º da Constituição”, que versa sobre a liberdade em território nacional.
Dados
O monitoramento via celular continua no Estado de São Paulo. Dados do último domingo (1º) mostram que Rio Preto teve índice de isolamento de 44%. Em todo Estado, 48%. O governo paulista, desde o começo do monitoramento, afirmou que a medida “permite unificar e automatizar dados dos casos suspeitos e confirmados, permitindo o isolamento de infectados e a identificação de seus contatos. O resultado é um mapeamento em rede sob os pontos de vista tecnológico e de relações sociais, além de atividades de vigilância”.