O Ministério Público Federal denunciou 47 pessoas por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, entre elas o vendedor de sementes de pastagens Eurico Augusto Pereira, 39 anos, o Quebrado, morador de São João das Duas Pontes, região de Fernandópolis. Ele é apontado como integrante de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que movimentou R$ 47 milhões em um ano.
Quebrado foi preso no dia 27 de outubro deste ano em Cassilândia (MS). Ele foi levado para São Paulo, onde outras 35 pessoas também estão temporariamente detidas. Todos foram presos durante a Operação Semilla, na qual os agentes cumpriram 54 mandados de prisão e 59 de apreensões em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiânia. Outros envolvidos atuavam em Fernandópolis, mas fugiram para outros Estados durante as investigações.
Na operação ainda foram apreendidas 4,3 toneladas de cocaína e 5,2 toneladas de maconha, além de R$ 1 milhão, 48 veículos e um avião. Dos 47 denunciados pelo MPF, 32 foram presos ao longo dos 15 meses de investigações, que ocorreram entre os meses julho de 2010 a outubro deste ano, e 15 estão foragidas, oito delas são estrangeiros (dos nigerianos, três colombianos e três bolivianos).
A quadrilha comprava droga da Bolívia e o entorpecente era entregue no Brasil por via área, arremessados de aviões particulares. Quebrado era, segundo a polícia, um dos chefes da quadrilha, junto com João Alves de Oliveira, o Batista, que tinha relações com uma conexão africana e italiana.
Quebrado e Batista compravam a droga na Bolívia e lavavam o dinheiro do crime em empresas de fachada no ramo de sementes agrícolas e lojas de veículos. A operação foi batizada de Semilla porque era assim que os traficantes se referiam à droga. O termo significa semente em espanhol.
Fonte:Jornal Diário da Região