sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MP entra com ação civil contra prefeito por improbidade

O promotor de Justiça Cláudio Santos de Moraes entrou com ação civil pública contra o prefeito de Guapiaçu, Jean Carlos Vetorasso (DEM), por prática de improbidade administrativa. Segundo o Ministério…

O promotor de Justiça Cláudio Santos de Moraes entrou com ação civil pública contra o prefeito de Guapiaçu, Jean Carlos Vetorasso (DEM), por prática de improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público, Vetorasso e o diretor do Departamento de Licitações Municipais, Thomas Carvalho Ramos Loureiro, agiram em conluio para fraudar os princípios da legalidade, probidade e moralidade administrativa ao contratar a empresa do pai de Loureiro, sem licitação, no valor de R$ 163,2 mil.

Ainda segundo a ação civil, Loureiro foi nomeado em comissão para o cargo de Diretor de Licitações em 4 de janeiro deste ano e, já em 15 de janeiro, foi feita a dispensa de licitação para a contratação da empresa de seu pai, a Aras Serviços Especializados. “Nesse sentido, contratando-se a empresa do pai do Diretor do Departamento de Licitações, inclusive por dispensa de licitação, verifica-se ofensa aviltante aos princípios administrativos”, escreveu a juíza da 2ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Tatiana Pereira Viana Santos, que concedeu liminar para suspender o contrato e os pagamentos pendentes à empresa, no valor de R$ 12,2 mil mensais até abril de 2022.

O promotor pede que, ao final do processo, Vetorasso, Loureiro e a empresa de seu pai sejam condenados por improbidade administrativa, consistente na perde das funções e cargos públicos, suspensão dos direitos políticos por até 5 anos, pagamento de multa de até 100 vezes o valor da remuneração de cada um nos cargos públicos, e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Notícias relacionadas