A promotoria da Infância e Juventude de Catanduva vai multar pais e responsáveis que não levarem os filhos para vacinar.
A determinação foi proferida nesta terça-feira (8) por meio do procurador de Justiça Antônio Badeira Neto, que determinou a obrigatoriedade de pais e responsáveis legais que promova a vacinação de menores contra a covid-19, sob pena de incorrer na infração administrativa prevista no artigo 249, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pena que vai de três a 20 salários, podendo dobrar em caso de reincidência.
A Secretaria de Educação de Catanduva fez um levantamento e constatou a na periferia da cidade é baixa à procura pela vacina infantil contra covid. Para ajudar os pais e responsáveis a promover a vacinação nas crianças, uma força tarefa vai ampliar os postos de vacinação. Nesta quinta-feira (10) a escola Municipal Graciema Ramos da Silva, que fica no bairro Solo Sagrado, servirá de polo de vacinação infantil e também para adolescentes, a vacinação no local tem início as 8h30 no período da manhã e as 13 horas no período da tarde, a presença dos pais para menores de 12 anos é obrigatória.
Segundo a Secretaria de Educação, os pais estariam com dificuldade de levar os filhos até os postos de vacinação, então para facilitar a logística, foi criado em parceria com a secretaria da saúde novos postos como o da escola Graciema.
Essa é a primeira vez na região de Catanduva que o MP determina vacinação infantil sob pena de multa.
Em Catanduva 3.215 crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas.