sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

MP cobra esclarecimentos sobre qualidade da água em Santa Fé

O Ministério Público, por meio do 2º promotor de Justiça de Santa Fé do Sul (SP), Felipe Bragantini de Lima, solicitou explicações sobre a atual qualidade da água da rede…

O Ministério Público, por meio do 2º promotor de Justiça de Santa Fé do Sul (SP), Felipe Bragantini de Lima, solicitou explicações sobre a atual qualidade da água da rede de abastecimento da cidade.

O expediente instaurado cobrou respostas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade e da Vigilância Sanitária. Segundo o promotor, o objetivo é verificar o motivo da alteração das características da água.

“O fornecimento de água é direito básico e universal do ser humano, sendo que sua qualidade é garantia dos consumidores. Assim, o expediente foi instaurado para a proteção dos consumidores”, informou o promotor.

Desde o começo do mês de março, os moradores de Santa Fé do Sul reclamam do cheiro e do sabor da água que chega às torneiras das casas, sendo que, em alguns pontos, foi registrada coloração escura.

De acordo com o promotor, a Cetesb informou que não há emissão de efluentes nos pontos de captação da água. A Saae de Santa Fé do Sul já respondeu formalmente a promotoria, mas ainda se espera os esclarecimentos da Vigilância Sanitária.

A promotoria também informou que, em primeiras apurações, foi verificado que o problema se refere à decomposição de matéria orgânica que cresce no leito da represa nos períodos de estiagem. Além disso, explicou que já houve outras ações em 2020 e 2021 sobre os mesmo problemas.

Um inquérito do Ministério Público pode ser instaurado para realização de perícia, caso os esclarecimentos não sejam concisos ou as reclamações dos moradores continuem.

Notícias relacionadas