sexta, 9 de outubro de 2026

Motorista evita golpe e denuncia extorsão por falso delegado na internet

Um motorista de 58 anos procurou a Polícia Civil de São José do Rio Preto para denunciar uma tentativa de extorsão sofrida após interagir com um perfil em uma rede social. O caso, registrado na última segunda-feira, 28 de setembro, teve início quatro dias antes, quando a vítima aceitou uma solicitação de amizade de um perfil feminino que dizia ser morador de Florianópolis (SC) e exibia conexões virtuais com conhecidos do motorista.

Após o primeiro contato, as conversas migraram para um aplicativo de mensagens instantâneas, onde houve troca de fotografias íntimas. Pouco tempo depois, o homem passou a receber ligações e mensagens de desconhecidos que se identificavam como policiais civis catarinenses. Um dos golpistas afirmou ser delegado e alegou que abriria um processo criminal contra a vítima por envolvimento com uma suposta menor de idade, cobrando R$ 17,5 mil para interromper o procedimento.

Durante a abordagem intimidatória, os criminosos reduziram o valor exigido para R$ 5 mil e estipularam um prazo de 45 minutos para a realização do pagamento via Pix em nome de um terceiro. Suspeitando da ação, o motorista não efetuou nenhuma transferência financeira e reuniu imagens das conversas, números de telefone e chaves de pagamento para apresentar às autoridades. Todo o material foi anexado ao boletim de ocorrência, e o caso segue sob investigação do 3º Distrito Policial de Rio Preto.

Notícias relacionadas