sábado, 15 de novembro de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Motorista é condenado por embriaguez ao volante em Santa Fé do Sul

Sentença se baseia em laudo toxicológico e depoimentos de policiais. Pena de prisão foi convertida em multa e CNH suspensa por quatro meses

SANTA FÉ DO SUL, SP — Um homem foi condenado pelo crime de “embriaguez ao volante” após se envolver em um acidente de trânsito em Santa Fé do Sul. A sentença, proferida pelo juiz Rafael Salomao Oliveira, destaca que o réu, Ederson Rodrigues Ferreira, abandonou o veículo após o acidente, mas foi encontrado nas proximidades pelos policiais.

O caso teve início com uma denúncia via COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) sobre um motorista dirigindo perigosamente pela Rua Olinda Gomes. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o veículo, uma Blazer, que havia batido na guia da sarjeta e invadido um terreno baldio. Aos moradores, os agentes foram informados que o condutor havia fugido a pé.

O réu foi abordado pouco tempo depois. Segundo o depoimento dos policiais militares Vera Lúcia de Matos Brasil e Dyeisson Luiz Ártico de Oliveira, ele apresentava sinais visíveis de embriaguez, incluindo hálito etílico, fala desconexa, sonolência e olhos avermelhados. Embora inicialmente tenha se recusado a fazer o teste do bafômetro, na delegacia ele consentiu com a coleta de sangue para exame toxicológico.

A prova principal da acusação foi o laudo toxicológico, que confirmou a concentração de álcool no sangue do réu, superando o limite legal. A defesa do acusado tentou questionar a validade da amostra, mas o juiz considerou a prova confiável, destacando que a numeração do invólucro do material se manteve íntegra, permitindo a correta identificação.

Além das provas técnicas, o juiz também considerou a confissão do réu em juízo, onde ele admitiu ter consumido cerveja antes de dirigir. A sentença final condenou Ederson Rodrigues Ferreira a 8 meses e 5 dias de detenção e 12 dias-multa. A pena de detenção foi substituída por uma pena restritiva de direitos, que consiste no pagamento de um salário mínimo em favor de uma entidade a ser definida. Além disso, a permissão para dirigir do acusado foi suspensa por quatro meses.

Notícias relacionadas