

Peixes e camarões mortos foram encontrados novamente às margens do Rio Tietê, em Ubarana (SP), nesta terça-feira (1º). A água do rio apresentava coloração esverdeada e mau cheiro, o que preocupa moradores e autoridades.


Um vídeo gravado durante a manhã mostrava a água um pouco mais clara em comparação aos últimos dias, mas ainda era possível ver animais mortos boiando no Rio Fartura, um braço do Tietê. No meio da tarde, a mancha verde na água se intensificou.
Nelson Benedito Moreira, piscicultor da região, que já perdeu toneladas de tilápia em sua criação devido à poluição, registrou as imagens e denunciou a situação. Ele alerta para a dificuldade de manter a criação de peixes no local caso a qualidade da água não melhore.
Após a denúncia, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a Polícia Ambiental realizaram uma fiscalização no local para medir o nível de oxigênio da água e coletar amostras para análise.
A Polícia Ambiental informou que a fiscalização no Rio Tietê foi intensificada em todo o estado para entender o problema e buscar soluções para a recuperação do rio.
