domingo, 16 de março de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mortandade de peixes e camarões alerta para poluição no Rio Tietê

Peixes e camarões mortos foram encontrados às margens do Rio Tietê, em Barbosa (SP), na manhã desta quarta-feira (12). A água do rio, com coloração verde e forte odor, preocupa…

Peixes e camarões mortos foram encontrados às margens do Rio Tietê, em Barbosa (SP), na manhã desta quarta-feira (12). A água do rio, com coloração verde e forte odor, preocupa os moradores, que relatam que a situação se repete há dias.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que irá investigar o caso, apurando se amostras da água foram coletadas para análise. A coloração verde da água é causada pelo excesso de algas, que se proliferam rapidamente devido ao aumento de nutrientes no rio.

Há suspeitas de que esgoto doméstico ou industrial, vinhaça (resíduo da cana-de-açúcar) e fertilizantes estejam sendo despejados no rio, contribuindo para a proliferação das algas. O forte odor e a cor da água afetam a fauna aquática, o turismo e o lazer, prejudicando a economia local. O mesmo problema já havia sido registrado em Glicério (SP) na semana passada.

A grande quantidade de aguapés reduz o oxigênio na água, criando condições inadequadas para os peixes e causando a mortandade. A proliferação das plantas aquáticas também dificulta a navegação no rio.

Notícias relacionadas