O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) lamenta a morte de Brunna Valim, ocorrido na segunda-feira, 1º de junho, em São Paulo.
Atuante desde os quinze anos na luta contra a aids, era diretora do Fórum das ONG/Ais de São Paulo, que reúne organizações na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), na ampliação de ações de prevenção ao HIV e outras coinfecções e na garantia de direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids.
Brunna era natural de Fernandópolis e cursava Ciências Sociais. No movimento HIV/Aids, em 2009 atuou como orientadora socioeducativa no Centro de Referência e Defesa da Diversidade. Brunna, como mulher trans, atuou em movimentos em todo estado de São Paulo. Esteve à frente do Grupo Pela Vidda de São Paulo e também foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.
O DCCI se solidariza com a família, amigos e ativistas pela perda de Brunna Valim, cujo trabalho e dedicação contribuiram muito para a prevenção ao HIV/aids, as pessoas trans – considerada uma das populações-chave na resposta ao HIV/aids.