sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Morre o cardiologista Álvaro Bellini, um dos fundadores do IMC

Morreu no final da noite desta terça-feira (3), aos 83 anos de idade, o médico cardiologista Álvaro José Bellini. Integrante do grupo de seis médicos que fundou, em 1967, o…

Morreu no final da noite desta terça-feira (3), aos 83 anos de idade, o médico cardiologista Álvaro José Bellini.

Integrante do grupo de seis médicos que fundou, em 1967, o IMC (Instituto Médico Cardiovascular), Álvaro José Bellini é uma das principais referências na cardiologia de Rio Preto, área da medicina que em que a cidade se consolidou como pioneira no tratamento de ponta no Interior paulista.

Confira abaixo nota de falecimento emitida pelo IMC e HCM

É com imenso pesar que o Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) e o Hospital do Coração (HMC) informam o falecimento do médico cardiologista e fundador do IMC, Dr. Álvaro José Bellini. O óbito foi confirmado ontem, 03 de novembro, às 23:30. O médico estava em sua casa acompanhado da esposa, filhos e netos. O sepultamento foi realizado hoje, às 10:30, restrito aos familiares, sem a realização de velório. Ao longo dos seus 82 anos, Dr. Bellini, como era conhecido, se tornou um dos grandes nomes da medicina e, em especial, da cardiologia do país. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, em 1962, com especialização em Cardiologia pela Associação Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia em 1977. Ao lado de outros cinco médicos, fundou em 1967 o Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC), onde se tornou pioneiro na introdução da ergometria, do holter e da reabilitação cardíaca no interior do Estado de São Paulo. O médico foi chefe do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardíaca do IMC desde 1972; diretor técnico do Hospital do Coração de 2000 a 2004; membro titular do Conselho Fiscal da Unimed de São José do Rio Preto de 1980 a 1988; chefe da residência médica do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro entre janeiro e agosto de 1964. A diretoria do IMC e HMC reconhecem a importância do trabalho desenvolvido ao longo de toda a sua carreira e agradece por toda dedicação e empenho que pautaram o seu trabalho nesta instituição.

Notícias relacionadas