Um dos ícones da música sertaneja, o cantor sertanejo Léo Canhoto, da dupla Léo Canhoto e Robertinho, morreu ontem, aos 84 anos de idade. A morte foi divulgada através de suas redes sociais, porém, a causa não foi informada, informa o jornal eletrônico ‘O Correio News’. Léo ganhou esse apelido pelo fato de usar a mão esquerda para tocar violão, invertendo as cordas para poder usar o instrumento musical
Léo Canhoto nasceu Leonildo Sachi, em Anhumas, região de Presidente Prudente, em 27 de abril de 1936, e fez seu nome na música sertaneja ao lado do colega Robertinho. A dupla marcou o sertanejo por usar longos cabelos, roupas extravagantes e muitas joias, relata o ‘O Correio News’. Por causa disso, receberam o apelido de “os hippies do sertanejo”. Eles também foram os primeiros do gênero a utilizar instrumentos eletrônicos, como guitarras.
Em 1969, graças ao sucesso de ‘Apartamento 37’, tornaram-se os primeiros sertanejos a ganharem um Disco de Ouro. Mas o maior sucesso da dupla foi a canção ‘Último Julgamento’. No auge da fama, a dupla estrelou o filme Chumbo Quente (1978), dirigido por Clery Cunha. O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Léo Canhoto, conclui o jornal ‘O Correio News’.
Léo Canhoto e Robertinho se separaram em 1983, reunindo-se em algumas oportunidades nos anos 1990.