Morreu nesta segunda-feira (5), no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, no interior de SP, a pequena Isis Garcia, de apenas 6 anos de idade. Ela estava internada em tratamento contra o câncer.
Isis lutava contra o neuroblastoma metastático (um tumor sólido extracraniano, mais frequente em pacientes pediátricos), e comoveu moradores da cidade, que se mobilizaram em diferentes campanhas de arrecadação para pagar o tratamento de altíssimo custo.
Erica Garcia, mãe de Isis, usou as redes sociais para homenagear a filha.
“O céu está em festa porque acabou de receber um anjo dele de volta. O seu cheiro ficará para sempre em mim seu sorriso jamais esquecerei e seu senso de humor então kkkk esse jamais esquecerei. Reclamar jamais desistir nunca. Tive o privilégio de tê-la aqui por 6 anos pela permissão do senhor. Ela já é o nosso milagre obrigada Jesus”.
Isis foi diagnosticada com a doença em agosto do ano passado, quando começou a sentir fortes dores de cabeça e ficou 35 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Depois de inúmeros ciclos de quimioterapia, as dores retornaram com mais intensidade. Um novo exame mostrou que o tumor havia retornado com velocidade elevada, em outras partes do corpo.
Os médicos receitaram o medicamento betadinutuximabe, que apresentou eficácia alta nos EUA, mas que ainda não é aprovado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A família da pequena recorreu à justiça para iniciar o tratamento, mas decidiu fazer campanhas para arrecadar recursos porque o estado de saúde de Isis era urgente.
O velório do corpo da menininha vai começar às 17h desta segunda-feira, na Capela Prever, em Rio Preto.