Na última quarta-feira (3), o ministro Alexandre de Moraes fez elogios ao ex-presidente Michel Temer, chamando-o de “um grande presidente”. Moraes destacou a capacidade de Temer de transitar entre os Três Poderes, afirmando que “na história, nenhum outro presidente se iguala a Temer” nesse aspecto.
As declarações ocorreram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), durante uma cerimônia que concedeu a Temer o título de cidadão honorário de Brasília. O evento foi presidido pelo presidente da casa legislativa, Wellington Luiz.
“Foi um grande presidente. Presidente sério, trabalhador, um presidente que transitava, como presidente, e continua transitando pelos três poderes. Na história, não temos nenhum presidente que se igual ao presidente Michel Temer nas relações com os Três Poderes”, disse Moraes.
Além dos elogios ao governo de Temer, Moraes destacou as privatizações conduzidas por ele, ressaltando que “todas as injustiças dolosas não apagaram o sucesso do governo”. Ele também enfatizou as reformas aprovadas durante o mandato de Temer e a seriedade no trato da coisa pública.
O evento contou com a presença do ministro Dias Toffoli, que também elogiou Temer, descrevendo-o como um “construtor de pontes”. “O presidente Michel é extremamente cordial, inteligente e prudente. Uma pessoa que não é de excessos, um construtor de pontes”, disse Toffoli em seu discurso.
Além de Temer, receberam o título de cidadão honorário de Brasília o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, e Engels Augusto Muniz, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Autoridades como o governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora do DF, Celina Leão, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), José Cruz Macedo, também estiveram presentes.
Michel Temer foi presidente da República entre 2016 e 2018, sucedendo a ex-presidente Dilma Rousseff após seu afastamento. Em 2017, ele indicou Moraes para o STF. As propostas de concessão dos títulos aos homenageados foram feitas pelos deputados distritais Hermeto e Iolando.