Quem costuma caminhar todos os dias na avenida Getúlio Vargas em Fernandópolis retorna para casa com cansaço e uma leve indisposição, graças ao forte cheiro de amônia que se espalha por toda a extensão da avenida.
Moradores dos bairros Jardim santa Helena e Jardim Paulista convivem com o forte cheiro que fica maior nas últimas horas do dia, quando pessoas fazem caminhada no local.
Há alguns anos um vazamento do produto em um frigorífico de Fernandópolis provocou a interdição de ruas e acesso ao local até que o vazamento do produto fosse controlado e eliminado os riscos ao ser humano.
Na época, seis pessoas foram internadas, árvores e vegetação próxima secaram e até pássaros que ficavam em uma mata nos fundos da firma morreram.Coincidentemente é o mesmo frigorífico que opera dentro da cidade aos fundos da avenida.
O produto químico que não é inflamável é usado na refrigeração das câmaras, porém não há informações sobre nenhum vazamento despejo irregular por parte da empresa.
Segundo informações, moradores devem procurar essa semana a câmara de vereadores para tomarem providencias legais em relação ao problema. A policia ambiental deve ser acionada ainda essa semana incluindo agentes de fiscalização da CEtesb.