Moradores encontraram nesta sexta-feira (12) uma grande quantidade de peixes mortos no Rio Cervinho, que é um dos braços do Rio Tietê, em Sales (SP). Centenas deles foram encontrados em prainhas da cidade.
O sbtinterior.com teve acesso às imagens que mostram a mortandade de peixes no local. Segundo os moradores, antes dos peixes aparecerem mortos, boiando no rio, um avião foi visto pulverizando uma região com plantação de cana-de-açúcar.
A reportagem entrou em contato com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Por meio de nota, a companhia informou que equipes estiveram no local e confirmaram a mortandade dos peixes. “As equipes verificaram que o teor de oxigênio dissolvido na água estava bem abaixo do padrão, o que deve ter contribuído para as mortes”, afirmou o órgão.
Ainda de acordo com a nota, a Cetesb disse que coletou amostras da água, que vão ser analisadas nos laboratórios da companhia para ter a definição do que pode ter provocado a morte dos peixes. O resultado das amostras deve ficar pronto nos próximos dias.
A pena para o crime é de detenção que varia de um a três anos ou multa.
As prainhas da cidade estão interditadas por decreto municipal para evitar aglomeração e propagação do coronavírus. Mesmo assim, a Prefeitura vai reforçar a sinalização do local para evitar que alguém tenha contato com a água.