Moradores de Cardoso denunciaram à Polícia Ambiental a mortandade de peixes no Rio Marinheirinho. Uma das suspeitas é de contaminação das águas por vazamento de defensivos agrícola.
A mortandade de peixes ocorreu na segunda-feira, 21, segundo informações da Prefeitura de Cardoso. Somente um piscicultor teria perdido 20 toneladas de peixes. “Considerando que não se sabe as causas dessa tragédia, a Prefeitura de Cardoso recomenda aos pescadores do Rio Marinheiro o descarte de todos os peixes capturados a partir da última segunda feira, dia 21 de março”, informou a Prefeitura de Cardoso.
A tenente da Polícia Ambiental, Sarah Barbosa, afirma que equipes já foram enviadas para os locais em que foram encontrados peixes mortos, para registrar a mortandade. “Nossas equipes estão indo acompanhadas de técnicos da Cetesb e do escritorio regional da Defesa Agropecuáriaria (orgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo), porque há suspeita de que a mortandade possa ter sido causada por vazamento de produtos agricolas”, diz a oficial.
Os técnicos da Cetesb vão recolher amostra de peixes mortos e da água para que sejam submetidos à análise em laboratório para tentar determinar o que pode ter causado a morte dos peixes.
A mortandade dos peixes também será registrada em boletim de ocorrência na Polícia Civil, para que seja aberto inquéritos para apurar se houve crime ambiental e quem teria praticado.