Moradores de Votuporanga têm relatado episódios de pânico devido à infestação de escorpiões na cidade. Desde o início do ano, mais de 120 pessoas já foram picadas pelos animais peçonhentos, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde. Em 2023, o município registrou 602 acidentes desse tipo, e o problema persiste em 2024.
Os bairros com maior incidência de acidentes com escorpiões são Pozzobon, Cohab e Palmeiras, além da zona rural. Nessas regiões, a presença dos aracnídeos tem sido mais frequente, gerando preocupação entre os residentes.
“Alguém mais está tendo esse problema? A última vez que eles apareceram por aqui, estavam saindo de dentro do cano da pia do banheiro, e hoje me deparo com isso, já revirei a casa toda com medo de ter mais”, postou Douglas Alves.
A reclamação foi feita pelas redes sociais e não precisou de muito tempo para que outras pessoas confirmassem que o mesmo está acontecendo em suas residências por toda a cidade. Monique Cena Sá encontrou um escorpião dentro da mochila de seu filho e chegou a postar um vídeo para provar. Já Rafaela Navas encontrou outro dentro de seu armário.
“Moro perto da escola Juraci e está um inferno em casa. Até dentro de panela achei no armário! Tem uma casa abandonada de fundo da minha casa, já denunciei e não virou m… nenhuma. Meus ralos são todos fechados, minha casa não tem bagunça nem entulho, já não sei mais o que fazer muito menos de onde vem”, relatou.
Questionada, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, afirmou que realiza busca ativa em áreas de reserva ambiental e em regiões mapeadas com maior aparecimento de escorpiões para capturar as espécies.
“Além disso, são realizadas buscas noturnas com luz negra e orientações nos imóveis sobre as formas de prevenção, alojamento e proliferação dos escorpiões, bem como sobre a ocorrência de acidentes.
Orientações
Para evitar acidentes, a Vigilância Ambiental recomenda que os moradores mantenham seus quintais e imóveis limpos e livres de materiais e objetos inservíveis, como materiais de construção, tijolos, telhas, madeiras e aglomerados. Caso seja necessário armazenar esses materiais no quintal, eles devem ser mantidos elevados ou afastados de paredes e muros.
Outras medidas preventivas incluem tampar as frestas das portas, manter os ralos fechados, especialmente em banheiros, pias e tanques, instalar telas nos ralos externos no quintal e inspecionar roupas e sapatos antes de usá-los. Também é aconselhável afastar camas e sofás das paredes, evitar que edredons, cobertores e lençóis alcancem o chão, sacudir toalhas de banho antes de usar, evitar andar descalço e inspecionar sempre as caixas de brinquedos das crianças.
Para mais informações ou para relatar a presença de escorpiões, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Votuporanga por meio dos telefones: 0800-770-9786, (17) 3406-3175 ou (17) 3406-3181.