terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Moradores da Brasitânia lotam audiência do FEF em Ação

Os moradores do distrito de Brasitânia lotaram o Centro Pastoral do distrito para a audiência pública do projeto FEF em Ação, que aconteceu na última sexta-feira à noite. Na primeira…

Os moradores do distrito de Brasitânia lotaram o Centro Pastoral do distrito para a audiência pública do projeto FEF em Ação, que aconteceu na última sexta-feira à noite.
Na primeira parte da audiência, a professora Patrícia Moita Kawakame, coordenadora do curso de Enfermagem da FEF, apresentou a síntese dos dados levantados pela equipe da Fundação em 2008. Foram mostrados gráficos, fotos e vídeos embasando os dados da pesquisa e dando detalhes sobre o projeto FEF em Ação.
O levantamento e tabulação de dados na Brasitânia envolveram cerca de 70 alunos e professores da FEF, que visitaram quase a totalidade das 367 famílias que moram no distrito.
Além da população local, autoridades e parceiros do projeto também participaram do evento. “O FEF em Ação é um dos principais projetos de extensão universitária que a FEF oferece. É por meio deste projeto que colocamos todo o conhecimento produzido dentro da Fundação a serviço da sociedade. São nas ações de intervenção em cada bairro que a população percebe o quanto ganha apoiando a formação de profissionais de sucesso”, disse Paulo Nascimento, presidente da FEF.
A pesquisa apresentada na audiência coletou dados nas mais diferentes áreas do conhecimento. No setor de saúde, por exemplo, foi detectado que no distrito há maior incidência de hipertensos (205 casos), tabagistas (96 casos), pessoas que sofrem de depressão (47 casos), alcoolistas (24 casos) e pessoas que sofrem de doenças respiratórias (22 casos). Dentro deste quadro, a equipe da FEF apresentou sugestões de projetos que a instituição poderá desenvolver junto à população para combater essas doenças e evitar aquelas que possam surgir como conseqüência destas.
“Quando criamos esse projeto, na época em que eu era presidente da FEF, buscamos parcerias e visamos os bairros mais necessitados e deu certo. Hoje, como prefeito de Fernandópolis, quero unir o FEF em Ação com a Prefeitura de Fernandópolis e tenho certeza que somando esforços expandiremos cada vez mais esse projeto em que a população só tende a ganhar”, ressaltou Luiz Vilar de Siqueira, prefeito de Fernandópolis que também esteve presente na audiência.
Além das ações intervencionistas na área da saúde, ainda foram dadas sugestões de melhorias na infra-estrutura das moradias, por meio de diferentes linhas de crédito, projeto que deverá ser viabilizado junto à equipe da Prefeitura e parceiros.
A audiência pública da Brasitânia também contou com a presença de representantes dos novos parceiros do projeto: a Santa Casa de Fernandópolis e a Secol Materiais para Construção. Para José Sequini Junior, provedor da Santa Casa e empresário da Secol, “o grande interesse desta parceria, tanto da Secol quanto da Santa Casa, é promover qualidade de vida e saúde para o bem estar da população. O papel da Santa Casa nesse projeto será orientar a população do uso correto do Pronto Socorro e nas áreas ligadas à saúde. Já a Secol será parceira por meio do bem estar social, auxiliando quem precisa nos projetos de melhoria das casas”.
Junto com a Prefeitura, a Santa Casa e a Secol, também continuam parceiros do FEF em Ação a OAB de Fernandópolis e o Ministério Público Estadual, que na ocasião foi representado por Dênis Henrique Silva, promotor curador das fundações e da infância e da juventude. “Eu sempre quis participar de um projeto social ligado à saúde e ao bem estar da comunidade. No FEF em Ação, estou realizando um sonho pessoal e tenho certeza que o Ministério Público como parceiro fará tudo que estiver ao alcance para ajudar. Precisamos da participação da população para que os problemas sejam colocados na mesa e que as soluções sejam discutidas”, disse o promotor.
Logo depois das falas dos parceiros e da explanação da equipe da FEF, seguiram-se manifestações de moradores da Brasitânia presentes na reunião. “Estamos emocionados com o FEF em Ação aqui em Brasitânia. A soma dessas parcerias será de grande importância para nós, pois além de soluções para problemas de saúde, poderemos buscar ajuda com a Prefeitura e a Justiça. Nossa população se sente privilegiada por estar nos planos do projeto”, disse Judite Cordeiro Brandão Canadá, moradora do distrito de Brasitânia.
A FEF inaugura a primeira atividade prática do FEF em Ação na Brasitânia no dia 26 de abril, quando moradores do distrito poderão participar da Feira de Saúde e Qualidade de Vida, já realizada pela FEF no CAIC e na região do bairro Ipanema.

O Projeto FEF em Ação
O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação.
O objetivo é traçar um perfil das comunidades e indicar se a população tem recebido o devido atendimento público para a garantia da qualidade de vida. Depois de coletados dados por meio do sistema de amostragem, o Ministério Público terá em mãos um perfil da população da região, podendo cobrar do poder público ações que possam corrigir ou melhorar políticas públicas para a garantia da qualidade de vida nas comunidades locais.
O projeto já passou pela região do CAIC e pelos bairros Paulistano, Ipanema, Uirapuru e Redentor. Nesses locais, as ações intervencionistas já começaram e em 2009 estão sendo reestruturadas. Uma novidade para as atividades este ano é o atendimento domiciliar de pessoas que não possam se deslocar até os locais de atendimento pelas equipes da FEF e da Prefeitura.

Notícias relacionadas