No meio da destruição, Jordan Baize sentou-se ao piano de cauda encharcado, um dia após um tornado levar o telhado da sua casa em Bremen (Kentucky, EUA). No que restava da sua sala de estar, ele encontrou no meio do caos um pouco de paqz para tocar um hino cristão que vinha ecoando na sua cabeça havia dias. Uma série de tornados matou mais de 90 pessoas e deixou ao menos 100 outras desaparecidas no estado americano.
O que ele pensava ser um momento privado, de reflexão — apenas ele e seu amado piano danificado — se tornou viral desde que sua irmã postou um vídeo de uma performance que ele nem percebeu que ela estava gravando.
“Não sou do tipo que adora buscar os holofotes, mas, olhando para trás agora, fico feliz que tenha acontecido”, disse Jordan, um contador e consultor de negócios de 34 anos, de acordo com o “Wall Street Journal”. “Estou feliz que tantas pessoas tenham sido tocadas. Foi um momento sincero e honesto. Se trouxe paz e esperança para muitos, é uma bênção”, acrescentou.
Whitney Brown, de 32 anos, estava vasculhando roupas encharcadas no armário do quarto de Jordan quando ouviu o hino. Surpresa, ela decidiu registrar o momento com o celular.
Em seu vídeo, os sons suaves ficam mais altos quando ela entra na sala de estar, fazendo uma panorâmica para revelar extensos danos: vigas expostas em parte da casa, uma parede externa deitada de lado e um céu cinza chumbo acima de onde seu irmão estava fazendo o “recital ao ar livre”.
“Foi tão profundo para mim. Eu imediatamente reconheci a canção”, disse Whitney, que é co-proprietária de uma serraria com o marido e trabalha como doula e massagista pré-natal enquanto dá aulas em casa para seu filho de 6 anos, Cannon. A música a fez chorar, disse ela.
Três dias antes, os irmãos voltaram para Kentucky de uma viagem à Disney World, na Flórida, com seus pais e famílias, incluindo o filho de 9 anos do Jordan, Max, e sua filha de 5 anos, Annie Grace.
Na noite de sexta-feira (10/12), Jordan comentou que haqvia ficado cada vez mais preocupado com os alertas de tornado, convidando sua ex-mulher e o marido dela para sua casa porque eles não têm um porão. Depois de um alerta especial, os três adultos levaram Max e Annie Grace até o porão, momentos antes de um tornado atingir a propriedade de 13 acres.
Deitado sob um colchão, ele podia ouvir coisas quebrando e rasgando acima deles. Os 30 segundos de caos pareceram 30 minutos, ele lembrou, e quando o grupo reapareceu, a casa estava em ruínas. A casa de Whitney, a cerca de 4km de distância, não sofreu danos, embora de sua propriedade ela pudesse ver muitas árvores e casas destruídas.