Um morador de Uchoa (SP), aceitou a fazer uma retratação pública depois de publicar um vídeo com ataques criminosos contra o prefeito da cidade, José Claudio Martins. A justiça extinguiu o processo após o prefeito aceitar o acordo.
De acordo com a ação, Antonio Carlos de Souza, conhecido como Toninho do Artesanato, publicou um vídeo em suas redes sociais, em dezembro de 2020, proferindo ataques contra o então candidato a prefeito, Claudio Martins, que havia disputado as eleições municipais daquele ano. A gravação de cerca de 9 minutos, segundo a queixa crime, continha frases enquadradas no crime de calúnia e injúria.
Em trechos do vídeo ele chega a acusar o prefeito da prática de peculato e prevaricação, além de imputar atos ofensivos as qualidades pessoais a honra.
“Os senhores teriam que ter vergonha na cara e fazer uma administração digna, com transparência (…)”. “Se vocês se julgam ser tão honestos assim, vocês não teriam usado de liminar. Se fosse um país sério como a China, vocês já estariam mortos em praça pública (…)”. “Vocês já deram um prejuízo enorme para o município, continua dando um prejuízo (…)”. “Cadê o caráter de vocês na administração pública (…)”, diz trechos do vídeo, reproduzidos no processo.
Na audiência de conciliação comandada pela juíza Maria Letícia Pozzi Buassi, Toninho se retrata e se desculpa publicamente, afirmando que não teve intenção de ofender, humilhar e denegrir a imagem do Prefeito nas postagens feitas em redes sociais.
Na audiência, Claudio disse que aceita a retratação apresentada e o processo então segue para arquivamento.
A Gazeta não conseguiu contato com Toninho e nem com sua defesa para comentar o assunto.