sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Morador de Jales relata reinfecção por coronavírus

Um morador de Jales testou positivo para Covid-19 por duas vezes, em um intervalo de 5 meses. A informação é relatada com exclusividade para a reportagem do FocoNews, que apresentará…

Um morador de Jales testou positivo para Covid-19 por duas vezes, em um intervalo de 5 meses. A informação é relatada com exclusividade para a reportagem do FocoNews, que apresentará os dois exames ao longo da matéria.

O homem realizou o primeiro exame no dia 15 de julho de 2020, em laboratório particular, através da técnica swab (cotonete), aplicado na região nasal e faríngea e que consegue identificar o vírus em tempo real. O resultado chegou alguns dias depois com diagnóstico positivo para Covid-19.

Durante os dias de isolamento na primeira infecção, o paciente relatou sentir apenas dor de garganta. A imagem abaixo destaca a data da realização do exame que detectou coronavírus (SARS-CoV-2).

O segundo diagnóstico foi realizado também através do exame swab (cotonete), em laboratório particular, com um intervalo de 5 meses da primeira infecção. A segunda amostra foi coletada em 18 de dezembro de 2020. Os dados clínicos deste exame também apresentaram resultado positivo para Covid-19.

Neste segundo momento, o paciente relatou sentir falta de ar, perda de paladar e olfato, além de tosse e febre. Segundo ele, na primeira infecção houve monitoramento diário dos sintomas através da equipe de saúde municipal. Na segunda, não. Sobre a falta de notificação, o morador relatou indignação.

O FocoNews questionou a Vigilância Epidemiológica referente a casos de reinfecção confirmados ou em investigação em Jales. Na oportunidade, a enfermeira Ana Carolina Amador explicou que é complexo falarmos em reinfecção e que seria necessário partir para outros exames para saber, por exemplo, se poderia ser vestígios da primeira infecção.

Por se tratar de um intervalo longo, de 5 meses, é necessário considerarmos que o paciente testou positivo duas vezes através do exame que identifica o vírus em tempo real. O morador de Jales também precisou cumprir o isolamento por duas vezes e teve sintomas em dois momentos diferentes.

A informação reforça a necessidade de que os cuidados não podem parar. Infectologistas afirmam que os casos de reinfecção, muitas vezes, acontecem após uma janela de pelo menos 90 dias entre uma confirmação e outra e acontece pelo fato dos níveis de imunoglobulina G (IgG), imunoglobulina M (IgM) e outros anticorpos, responsáveis pela defesa do nosso corpo, caírem em grandes quantidades, tornando a pessoa suscetível novamente a uma infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

O FocoNews também obteve relatos de outros casos positivados que não foram notificados, o que faz-se pensar que a realidade da pandemia em Jales pode ser maior do que a retratada. Atualmente, segundo os dados do boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira, 3 de fevereiro, o município possui 3.591 casos positivos com 99 óbitos confirmados por complicações da doença.

Notícias relacionadas