Tiago Castrequini, morador de Cardoso, cria coelhos gigantes originários da Bélgica e França, por hobby. Os coelhos podem pesar até 10 quilos e medir até um metro de comprimento.
A equipe de reportagem do votunews entrou em contato com Tiago Castrequini, morador de Cardoso, que cria coelhos gigantes em sua casa, por hobby. Segundo Tiago, que trabalha como DJ, locutor e gerente de loja, os coelhos são originários da Bélgica e França.
Tiago cria três raças:
Gigante de Flandres – Originária da Bélgica;
Gigante de Bouscat – Originária da França;
Gigante Botucatu – Originária do Brasil, do cruzamento do Gigante de Bouscat com Nova Zelândia.
Quando adultos, o peso dos coelhos pode chegar até 10 quilos e medirem de 80 centímetros até um metro de comprimento. “São bem mais dóceis do que os coelhos comuns. Devido ao tamanho e peso, não vivem correndo como os outros das raças pequenas”, disse.
Na Europa existem casos de coelhos dessa raça que passaram dos 10 quilos, chegando à pesar de 13 a 17 quilos. No Brasil, o peso máximo até hoje foi de 12 quilos.
Tiago contou que a alimentação dos coelhos é baseada na ração própria para coelhos. “Também podem ser servidas folhagens, como a folha de bananeira, folha de goiabeira, folha de acerola e qualquer tipo de capim bovino, além de alguns legumes como cenoura e repolho, moderadamente”, concluiu.