Um morador do Jandaia II, em Birigui (SP), foi autuado em R$ 50, nesta segunda-feira (20), após ser flagrado por equipes da Polícia Militar Ambiental, mantendo um periquito-de-encontro-amarelo em cativeiro, sem autorização dos órgãos competentes.
Segundo foi apurado pelo site Birigui Notícias da Hora, policiais militares ambientais, realizavam atendimento a demanda oriunda do Policiamento Territorial, onde a equipe compareceu a rua Antônio Canela, no bairro Jandaia II, onde o morador mantinham em cativeiro uma ave da fauna silvestre da espécie Periquito-de-encontro-amarelo sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante disso, o morador foi cientificado, sendo autuado com a penalidade de multa simples no valor de R$ 500, por incorrer no disposto no artigo 25 da Resolução SIMA.
Após a autuação, a ave e a gaiola foram apreendidas e depositado ao autuado tendo em vista que a ave está domesticada sem condições de reintrodução em seu habitat. O autuado foi orientado quanto data, horário e local do atendimento ambiental em que será solicitado.