quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Moda Outono/Inverno 2022 – O que vai ser tendência

O verão 2022 chegou ao fim, já estamos no outono e logo mais entraremos no inverno, estação apreciada por muitos e por outros nem tanto. Se por um lado os…

O verão 2022 chegou ao fim, já estamos no outono e logo mais entraremos no inverno, estação apreciada por muitos e por outros nem tanto. Se por um lado os períodos mais frios do ano podem ser associados com momentos de preguiça e desânimo, por outro pode ser visto como uma época de aconchego e elegância, principalmente no que tange a moda outono-inverno.

Durante essa temporada, podemos criar looks muito estilosos e sofisticados, abusando das sobreposições e dos tecidos mais pesados como a lã, o veludo e o tricot, sem esquecer dos acessórios de inverno, as toucas, as luvas, os lenços e os cachecóis, que sempre dão um charme a mais no visual. No que se refere aos calçados, os diversos estilos de botas são capazes de deixar qualquer produção, por mais básica que seja, super cool.

Nesse outono-inverno, o conforto está em alta, por meio da tendência Cabincore, que promete ser um sucesso aqui no Brasil, assim como foi nos países do hemisfério norte. Essa trend surgiu graças aos efeitos da pandemia , que levaram as pessoas a priorizar peças que trouxessem bem-estar durante esse período tão difícil. O conceito do Cabincore vem da ideia do aconchego de estar em uma cabana na floresta e é derivado de outra tendência que bombou recentemente, o Cottagecore, caracterizada pelo gosto pela natureza e simplicidade, expressado através dos tons terrosos, das estampas florais e dos tecidos leves e naturais.

No Cabincore, a paleta de cores continua tendo como inspiração a natureza, o xadrez é a estampa de preferência, assim como tecidos macios como a flanela e o faux fur. Em questão da modelagem, peças oversized, que vão desde casacos e suéteres até macacões e calças de moletom trazem ainda mais conforto para o look. Confira o que não pode faltar no seu guarda-roupa nesse inverno para criar combinações dignas de post do Pinterest.

Flanela

Camisas de flanela já são um clássico de inverno que sempre acabam por voltar a moda, dessa vez elas aparecem em uma modelagem bem ampla com tons terrosos remetendo a vida no campo. Saias e casacos com o tecido também serão muito usados, além das shackets, que ficam no meio do caminho entre camisa e jaqueta e prometem seguir sendo tendência assim como em 2021. Peças feitas com flanela são ótimas para montar um look bem despojado e descontraído sem contar que são muito confortáveis e perfeitas para aqueles dias de maior frio.

Faux fur

Outra excelente opção de tecido para te deixar quentinha e que vai estar bombando nesse inverno são as faux fur. Esses tecidos de pele sintética são muito macios e trazem uma sensação de aconchego para casacos e suéteres.

Cada vez mais as marcas estão abandonando o uso de pele verdadeira, o que faz total sentindo uma vez que as faux fur proporcionam estilo e elegância do mesmo modo e são animal-friendly. As peças feitas a partir desse material são versáteis e podem ser usadas tanto em visuais mais arrumados quanto junto a peças mais básicas para o dia a dia.

Shearling

Uma boa opção para quem quiser utilizar as faux fur sem ousar tanto, é através do shearling, que são aqueles detalhes de pele em golas, capuzes e punhos. Eles são utilizados nos países mais frios para dar aquele aquecimento extra em casacos. Aqui no Brasil, onde o frio não é tão intenso, o shearling pode aparecer em peças menos pesadas como uma jaqueta jeans feminina por exemplo, deixando a peça cheia de estilo.

Xadrez

A estampa xadrez já é uma padronagem associada ao inverno, contudo esse ano ela promete ganhar ainda mais destaque, sendo a queridinha da vez. Existem uma grande variedade de tipos de xadrezes, mas os que estarão especialmente em alta nessa temporada são o tartan, de inspiração escocesa, e o vichy, que possui design quadriculado. O tartan combina muito com peças feitas em tecidos mais grossos como a flanela e a lã, principalmente camisas e saias, enquanto o vichy é mais utilizado em vestidos, calças e blusas.

Alfaiataria

Para visuais mais sofisticados, a alfaiataria vai ser a tendência do momento, já que esteve muito presente nas semanas de moda outono-inverno 2022 do mundo todo. As peças de alfaiataria possuem um corte clássico e bem alinhado, trazendo refinamento para camisas, blazers, calças e saias.

Esses itens que são bastante estruturados ganham um pouco mais de conforto com a modelagem oversized. A alfaiataria apesar de ideal para ocasiões formais, também pode ser usada para dar uma quebrada em peças mais descontraídas, fazendo a união do conforto com a elegância, o que é a cara dessa estação.

Transparência

Outra tendência que marcou presença nas passarelas outono/inverno 2022 mundo afora foi a transparência, que já estava em alta durante a última temporada primavera/verão. Para o clima mais frio, a transparência deve ser usada junto a tecidos mais pesados, criando um contraste bem interessante.

Para quem quiser ousar mais, pode usar peças que sejam inteiramente transparentes ou então deixar apenas para pequenos detalhes como mangas e recortes. Apesar de ser um tipo de tecido mais indicado para a noite, é possível utilizá-lo durante o período do dia em uma composição feita junto a peças mais básicas e sóbrias.

Minissaia

Um clássico do verão que promete vir com tudo nesse inverno é a minissaia, que é um item muito versátil, podendo ser utilizado tanto em looks super sofisticados quanto nos mais informais. Com o comeback recente da meia-calça, essas duas peças vão formar uma dupla infalível nesse inverno. Outra combinação que vem chamando atenção entre as fashionistas é a minissaia com casaco comprido de inverno, compondo um look bem estiloso e que vai te aquecer naqueles dias mais frios.

Bota de Cano Alto

Entre os calçados, o que mais se destacou nos desfiles das coleções outono/inverno 2022 foi a bota de cano alto, principalmente as acima do joelho. Ela é uma ótima opção para ser usado com saias e vestidos curtos, mas ficando ótima também com calça. Ambos os modelos – baixo e com salto – são tendência, portanto depende apenas do seu gosto e preferência, assim como as cores e materiais, já que foram apresentadas diversas versões do calçado na passarela.

Notícias relacionadas