Uma moda que surgiu nos Estados e Europa chega ao Brasil e exige atenção de responsáveis e profissionais da saúde. É a “vodka eyeballing”, que consiste em derramar uma dose de vodca nos olhos, como se fosse um colírio, para embriagar mais rápido.
Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou o médico oftalmologista Richard Yudi Hida, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília o quanto essa prática perigosa, que está ficando cada vez mais comum nas baladas pelo país, pode prejudicar a saúde dos olhos.
Richard Yudi explicou que o efeito de embriaguez desejado pelos praticantes não é comprovado. Além disso, por conter, em média, 40% de álcool, a vodca pode matar as células da parte superficial do olho e causar dor intensa e ardência na hora. Segundo ele, dependendo do grau de lesão, a prática pode levar à doenças severas e até mesmo à cegueira.
“A vodca pode causar na parte mais superficial dos olhos, a conjuntiva (parte branca), muitos danos por conta do álcool. De uma forma aguda, na hora que você encosta a vodca nos olhos, as células são mortas”.
O oftalmologista contou, também, que, nestas práticas, como a vodca passa direto para o cérebro, sem passar pelo fígado, o que aconteceria se fosse tomada da forma normal, os jovens procuram mais por esse método para ficarem mais bêbados. Porém, a prática pode ser muito prejudicial à saúde.